Para uns, o seu nome é Carlos Alberto, para outros “Ministro” e os mais jovens que com a irreverência da sua idade, carinhosamente lhe chamam “ O Velhinho”.
O entrevistado da semana é um dos mais alegres do balneário axadrezado, mas também senhor do seu nariz, quando as coisas não acontecem como gosta! Para os menos conhecedores, devemos dizer que nos referimos ao massagista do Boavista.
Vamos conhecer este homem mais em pormenor.
Boavistafutsal- Quem é Carlos Alberto?
C.A - Sou massagista porque gosto de desporto e por este motivo, ando nestas lides há mais de trinta anos. Já prestei serviços em vários clubes, como por exemplo, Foz, Vilanovense, Porto e Salgueiros (por muitos anos).
Boavistafutsal – Há quanto tempo está no Boavista?
– Mais ou menos há seis anos.
Boavistafutsal – Por norma, o posto do massagista, costuma ser um lugar de confidências algumas críticas entre atletas. No Boavista, isso também é uma realidade?
– Exactamente! No Boavista o massagista é o confessor dos jogadores, porque é o elemento que mais convive com os atletas e que tem mais tempo. Analisa os jogadores a nível psicológico, pois eles têm mais confiança com o massagista e falam de todos os problemas, desabafando, pois sabem que são ajudados.
Sou o único que ouve, o bem e o mal, mas eles sabem que tudo fica entre nós, pois em caso contrário perdia a confiança que têm em mim.
Boavistafutsal – E criticam muito?
– Como em qualquer clube, existem criticas construtivas e outras destrutivas! Mas qualquer delas, ficam entre nós! O único atleta que tem direito a falar – em tom crítico - com os directores, é o capitão. O massagista não analisa nada!
Boavistafutsal – Vamos à realidade do Boavista. Como se desenvolve o teu trabalho?
– O meu trabalho não é um trabalho de habilidoso! Quando sei. Sei! E resolvo sozinho, em caso contrário, vou ao posto médico do clube. Quando me sinto ultrapassado levo o atleta lesionado ao posto médico, onde somos atendidos e o doutor analisa o assunto.
Mediante o que o médico disser, trago uma declaração assinada por ele – que entrego ao treinador, para que não restem dúvidas das indicações, tempo de paragem e métodos a seguir.
Boavistafutsal – Quando um atleta se lesiona, quem avalia o tempo de paragem?
- Se a lesão for de analisar no momento, sou eu que decido. Em caso contrário, peço ao médico, sempre na presença do atleta, as indicações a seguir.
Boavistafutsal – Todos sabemos da ânsia que todos os treinadores têm de ter os seus atletas ao seu dispor, sente alguma pressão para “entregar” o jogador ao treinador?
– Claro que sinto! Não só eu, mas todos os massagistas se sentem “pressionados” pois os treinadores querem ter o plantel completo ao seu dispor. Mas temos que ser moderados, pois primeiro que o jogador está o homem!
Muitas vezes, questiono o seguinte. Se um jogador for expulso e a federação o castigar com dois ou três jogos, o treinador não o pode utilizar e alguém vai pressionar a federação?
Boavistafutsal – Esta época, a equipa não teve muitas lesões. Alguns jogadores fazem média de mais de trinta minutos por jogo. Como explica este facto?
– Na minha opinião pessoal, os jogadores estavam muito bem preparados do inicio da época. Neste momento, sente-se um certo desgaste em alguns elementos, porque não era hábito uma tamanha utilização por jogo. Há alguns jogadores que têm pequenas lesões, mas com voluntariedade, com algum sofrimento e muito querer, vão continuando a jogar. Muitos insistem que não aceitam meter baixa, pois a equipa precisa de todos. O exemplo de todos é o Lipa, que ainda não parou.
Boavistafutsal – Como classifica a actual época desportiva, da equipa?
– Acho que não merecíamos o lugar que ocupamos! Com todos os problemas - que são do conhecimento público - que passamos, acho que esta classificação só é possível no Boavista, noutro qualquer clube, com as mesmas condições, desceriam. Eu massagista do clube, presumo que todos, treinadores, jogadores e dirigentes foram enormes!
Deveríamos estar no Play-off e não nesta prova em que nos encontramos, só quem não gosta do Boavista, pode dizer o contrário. Nenhum clube tem um grupo tão forte e unido como o Boavista tem, disso ninguém tem dúvidas.
Boavistafutsal – Qual a maior alegria que viveu no Boavista?
– Foi a conquista da super taça e os sextos lugares que conquistamos no campeonato.
Boavistafutsal
Boavistafutsal - E a maior decepção?
- Este ano! Por razões obvias que todos conhecem! E como já referi, estar a participar numa prova à qual não pertencemos.
Boavistafutsal – O Alex é o jogador que mais trabalho te dá em campo! ???
- A culpa é minha. Sou muito amigo dele e quando o vejo no chão não me controlo e vou em seu socorro! (risos…) Mas ele tem tido uma época de muito sofrimento!
Boavistafutsal – Qual a razão que encontra, para depois de uma época tão difícil, renovar com o clube. Amizade ou acredita no projecto?
- Continuo, porque olhando para as pessoas que conheço há muitos anos e em quem confio e continuo a confiar. Ainda acredito no projecto que nos apresentaram e sinto a obrigação de continuar a trabalhar para ajudar a que esse projecto se transforme numa realidade. Sinto que neste clube se respeita e cada vez mais, a máxima que Treinador, treina! Jogador, joga! Director, dirige e assim (como diz o povo) com macaco em seu galho, o clube pode evoluir. Uma palavra de apreço, a todos os homens da secção – todos os escalões – do futsal do Boavista, pois não há igual em dedicação e amor ao clube.
Boavistafutsal – Por último, quer enviar alguma mensagem aos nossos leitores?
- Desejo que a próxima época seja melhor que as últimas – embora estas não tenham sido más – mas como sou ambicioso, gostava que o clube fosse ajudado, para poder cumprir as obrigações que tem para connosco.
Já demonstramos que mesmo nestas condições – a perder dinheiro, pois os treinos impõem sempre custos pessoais – nos entregamos totalmente a defender o emblema do Boavista, gostava por isso, que a Direcção apoiasse mais o futsal do Boavista. Este é o meu desejo e de todos, pois já o temos provado em todo o país.
Tenho confiança no futsal do Boavista!
Nota: É este o homem que à quase meia dúzia de anos, não falta a um treino do Boavista, este é o exemplo do querer do futsal axadrezado…