< Blog dos Séniores do Futsal do Boavista FC: BOAVISTA 1 - BELENENSES 1

« Home | PRÓXIMO JOGO » | ALEX CONVOCADO PARA A SELECÇÃO NACIONAL » | FUNDAÇÃO 2 - BOAVISTA 0 (Taça de Portugal) » | INST. D. JOÃO V 6 - BOAVISTA 2 » | SPORTING 6 - BOAVISTA 1 » | Edivaldo de parabéns! » | RENOVAÇÕES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA » | RUI PEREIRA RENOVA CONTRATO COM O BOAVISTA » | RESULTADOS DA JORNADA E CLASSIFICAÇÃO » | FC ALPENDORADA 3 - BOAVISTA FC 3 »

BOAVISTA 1 - BELENENSES 1





A DANÇA DOS GUARDA-REDES

BOAVISTA FC 1 - BELENENSES 1
Intervalo 1-1
18ª jornada

Jogo no Pavilhão do GD do Viso
Árbitros: Leandro Siopa e Alberto Pereira da A. F. Leiria

Constituição das equipas:
BOAVISTA FC
ALEX, FERREIRA, LIBÓRIO, ROGÉRIO e TEIXEIRA
Jogaram ainda:
KUKES, EDIVALDO e RAMADA

BELENENSES
MARCÃO, KARI, MARCELINHO, JARDEL e DRULA
Jogaram ainda:
VINICIUS, CAIO, MAX, MATÉ e PAULINHO

DISCIPLINA:
Boavista:
Amarelo: FERREIRA (13), LIBÓRIO (38), e MARAU (39)
Belenenses:
Amarelo: Jardel (39)

MARCADORES:
Kukes (14) e Marcelinho (17)

Comentário:
Um jogo entre Boavista e Belenenses, é um espectáculo diferente de “tudo no mundo”, no qual muitas vezes a razão perde a sua força, substituída pela emoção, é a eterna luta entre a definição do quarto grande de Portugal, onde outros se desejam intrometer, mas essa questão somente a estes diz respeito.

Não estranha por isso, que o pavilhão estivesse completamente preenchido na maior assistência que teve, com fortíssima comparência dos Panteras Negras, mostrando uma ligação (que sempre existiu de origem) com o futsal do Boavista.

Num ambiente de emoção o jogo iniciou-se mostrando um Belenenses abrasileirado com o decorrer do tempo, frente a Boavista diferente do habitual, apostado num cumprimento rigoroso de um sistema táctico, que colheu de surpresa um Belenenses demasiado convencido da sua superioridade (que nunca se provou) que teve recorrer aos remates de meia distancia já que a postura da Pantera não lhe permitia realizar um jogo mais profundo.

Passados os primeiros dez minutos, os axadrezados foram subindo no terreno e começaram a colocar um jogo ofensivo que surpreendeu os Lisboetas e mesmo perdendo a grande oportunidade do encontro para abrir o activo, os axadrezados chegavam à vantagem por intermédio de Kukes.

O Belenenses respondeu de imediato, fazendo com que se guarda-redes jogasse fora da área empurrando a sua equipa ofensivamente, essa forma de jogar viria a surtir efeito ao conseguirem o empate três minutos após sofrer o golo.

Mantendo esse sistema o Belenenses viria a beneficiar de um lance, em que o guardião Alex efectuou uma defesa do “outro mundo” evitando a reviravolta no marcador, na jogada que consideramos como o minuto do jogo.
O intervalo chegava com o empate no marcador e com os espectadores presos na incerteza do vencedor.

O REGRESSO DE RUI PEREIRA “ O TÁCTICO”

A segunda parte do jogo, foi uma aposta táctica de ambos técnicos, num jogo digno de uma partida de xadrez, por um lado Alípio Matos apostava no adiantamento de Marcão, comandando a sua equipa, enquanto Rui Pereira, voltava ao tempo de tirar “coelhos da cartola” com um sistema que provocava o azar e desafiava a sorte.

Com estas apostas o encontro ficou centralizado na actuação dos dois guarda-redes!
Marcão empurrava a sua equipa e Alex mostrava a sua enorme categoria, ao defender o seu castelo e tentando lançar rapidamente os contra ataques axadrezados, entre os dois (jogava-se em trinta metros) existiam dois batalhões de peões, com os azuis tentando abrir espaços e as panteras, cobrindo todos os espaços com garra, concentração e muita, muita entrega (que diferença do Pombal).

Preso neste esquema, o Belenenses era obrigado a tentar o remate de meia distância aos quais Alex chamava… um delicioso pastel de Belém. O Boavista apostava num roubo de bola, num passe errado, para chegar ao golo. Teve três oportunidades, uma de Rogério remate ao poste, outra de Edivaldo com grande defesa de Marcão e uma última, num roubo de bola ao qual nem Edivaldo, nem Ramada conseguiram dar o seguimento desejado.

O Belenenses apostava na provocação de um atleta do Boavista tentar roubar uma bola a Marcão, abrindo espaços, o Boavista concentrado, evitando essa tentação. Como resultado final, produziram um empate, no tabuleiro do xadrez que nenhum dos técnicos conseguiu desfazer.

Como público entusiasmado e empurrar o Boavista o jogo chegava ao fim empatado a uma bola, com os dois técnicos conscientes que proporcionaram um dos jogos mais tácticos deste campeonato e claramente satisfeitos com os seus guerreiros.

O empate sendo o resultado, que naturalmente poucos adeptos do futsal apostavam, foi o resultado mais certo, com duas curiosidades; o Belenenses não conseguia vencer pela sua segunda vez esta época e o Boavista mantém-se invicto na segunda volta, conquistando cinco pontos, enquanto nos mesmos encontros na primeira volta não conseguiu qualquer ponto.

A dupla de arbitragem realizou a melhor exibição que lhe vimos – já os conhecemos há meia dúzia de anos – calmos e sempre coerentes, mesmo quando descobriram que este jogo era mais que um mero jogo.

ERA UM BOAVISTA-BELENENSES!

Crónica de:
Hugo Monteiro



O MINUTO DO JOGO
Minuto 18
O Belenenses tinha alcançado o empate e apostava na vantagem, de repente... consegue uma oportunidade dentro da área Boavisteira, que Alex evita com uma defesa impossível de descrever.
Quem viu… viu!
Quem não assistiu, nunca vai conseguir perceber, com foi conseguida!
Tudo mudaria no jogo táctico de Rui Pereira se não tivesse feito essa defesa.



FIGURA DO JOGO
Alex!
Num jogo de xadrez será sempre indispensável manter o nosso Rei, pois neste jogo Alex foi o Rei que não se limitou a ficar guardado pelos seus peões, ele foi o Capitão que os comandou, que os defendeu, que os lançou.
Fez uma exibição perfeita, mostrando-se recuperado e dizendo que está ali para comandar os seus peões na luta terrível em que se transformou este campeonato.
Contem com Alex, ele está de volta!

Quem joga assim, como jogaram em Vizela e com o Belenenses, não pode temer ninguém!
Perder é a pior coisa que pode acontecer em qualquer jogo - ninguém morre - por isso vamo-nos atirar a TODOS como fizemos nestes jogos.
Vocês têm mais valor daquilo que têm demonstrado!
Então vamos lá como Panteras esfomeadas, enquanto a bola mexer, temos que estar lá!

a exibição do alex veio calar muita gente que dizia que tava "morto"

GRANDE ALEX...GRANDE BOAVISTA

Enviar um comentário