< Blog dos Séniores do Futsal do Boavista FC: FRANCISCO ESTEVÃO (CHICO) EM ENTREVISTA

« Home | NUNO MOREIRA EM GRANDE FORMA » | NUNO MOREIRA O (MATADOR) DE SERVIÇO » | COMENTÁRIO DE ALBERTO MELO AO JOGO DO GAFANHA » | CLASSIFICAÇÃO 22ª JORNADA » | DADOS DO JOGO COM O GAFANHA » | BOAVISTA 9 - GAFANHA 3 » | ALBERTO MELO ANTEVÊ JOGO COM O GAFANHA » | JOGO COM O GAFANHA » | PRÓXIMA JORNADA » | RENOVAÇÕES PARA 2010/11 »

FRANCISCO ESTEVÃO (CHICO) EM ENTREVISTA

Chico, mostrou-se um analista rigoroso de toda a época. Directo e profundo.

Chegaste ao Boavista e ficaste. O que te prendeu ao Clube?
A minha relação já teve um inicio em 97 quando estive a treinar no Boavista algum tempo fazendo parte dos planos da época seguinte, mas devido a uns problemas internos, a secção esteve para acabar no Clube. Isto provocou que vários jogadores procurassem outro clube, o que foi o meu caso.
Durante dois meses estive a treinar no clube e desde logo vi a grandeza do xadrez. Tive a sorte de entrar dentro de um balneário único ( com elementos com Alex, Sérgio, Tozé, etc...) desde ai, senti que queria muito jogar pelo Boavista. Depois de cá estar, todo este movimento quadrado é vivido intensamente. Jogar com os adeptos do Boavista é algo muito forte. Vestir a camisola do Boavista é algo muito forte. Ser Boavista é forte.

Têm sido épocas difíceis as que tens passado. Alguma vez desanimas-te com as situações?
Realmente tem sido épocas muitos difíceis, quer em termos colectivos, quer em termos individuais.
Qualquer jogador que não ganhe ou não jogue desanima, mas eu costumo dar sempre o exemplo do "Raul" jogador do Real Madrid, em que num grande clube como é o Real Madrid com grandes jogadores teve anos sem ganhar nada. Durante algumas épocas o treinador não apostava nele e sempre que era chamado estava sempre lá a dar o máximo, isto porque é um profissional e o amante do clube. É isso que tento ser, mesmo quando parece que não vou conseguir.
È isto que um jogador do Boavista tem de ser .... o máximo de profissional mesmo sendo esta modalidade amadora.

Esta época a equipa esteve muitos jogos sem vencer. A que se ficou a dever isso?
Foram alguns jogos sem ganhar, mas todos eles poderiam ter sido ganho. Não houve um único jogo em que víssemos que o adversário tinha sido bastante superior, bem pelo contrario. Os jogos foram sempre muitos equilibrados até ao fim. Perdíamos sempre nos detalhes.
Obviamente que todas as equipas têm de encontrar a sua personalidade através dos jogadores.
É através das características dos jogadores que uma equipa técnica descobre qual a melhor forma de a equipa actuar e quando se perde jogadores como foi o nosso caso, o que fazer, para refazer e definir uma equipa.
Acho que a nossa entidade esteve escondida, mas nunca a nossa força.

Actualmente e após cinco vitórias as coisas estão a melhorar. É para continuar esta fase?
As coisas estão melhores porque acho que o mister encontrou a melhor forma de actuarmos. Ele conseguiu motivar a equipa, pondo toda a gente a jogar, pois acho que todos têm o seu valor e todos podem jogar a qualquer momento.
Com estas soluções todas, os jogadores descansam mais e quando vamos para dentro de campo mesmo sabendo que é pouco tempo damos todos o máximo.
Claro que assim, faz com que haja mais recuperação por parte dos jogadores mais base. Acho que este é o segredo do futsal. Quanto mais equilibrado o plantel for, mais soluções há. É o que acontece no Benfica em que todos os jogadores convocados jogam...
Acho que estamos mais fortes que nunca. Só tenho pena de ter sido agora pois se nos tivesse mos encontrado mais sedo poderíamos estar a sonhar com outros voos.

O calendário do Boavista é muito apertado. O que esperas da parte final do campeonato?
Espero que o final do campeonato traga a verdadeira identidade do Boavista, em que se bata com qualquer equipa para ganhar.

Com a tua experiência como analisas o campeonato (globalmente) desta época?
Acho o campeonato fraco, pois a equipas que vão subir de divisão andaram a passear. Subiram de divisão muito cedo. o futsal praticado é muito diferente da 1ª divisão.
Aqui jogam-se muitas " peladas". Joga-se muito defensivo. Joga-se muito no contra ataque.
As equipas que jogam melhor futsal andaram todas perdidas. Isso aconteceu ao Boavista, Braga, Viseu, que eram candidatos à subida, no meu ponto de vista.
Para o ano vamos continuar a contar com o Xico de xadrez?
Tenho de fazer algumas decisões, pois foi um ano em que perdi muito dinheiro devido a minha vida profissional e como para o ano quero tirar uma segunda licenciatura não sei se vou conseguir jogar.
E se assim for não vou conseguir jogar futsal.... Vou fazer os pré-requisitos da faculdade e depois logo se vê…

Mas se continuares, será no Boavista?
Sim.