ENG. ANTÓNIO MARQUES - VICE PRESIDENTE DAS AMADORAS EM ENTREVISTA
Está perto do fim mais uma época desportiva. Já lhe é possível fazer um balanço sobre as Actividades Amadoras do Boavista ?
Como é do conhecimento de todos os Boavisteiros e do público em geral, o Futebol Profissional do nosso Clube (que como todos sabemos é a sua actividade nobre e foi sempre o “suporte” de todo o seu ecletismo) no início da época em curso foi vítima de uma tremenda e cobarde injustiça levado a cabo por alguns “falsos justiceiros” com a “cobertura” de pessoas que deveriam sentir vergonha por todo o mal que têm feito a uma Instituição com mais de 105 anos de existência e que, ao longo de décadas, tem prestado um serviço público de enorme relevância.
Como é do conhecimento de todos os Boavisteiros e do público em geral, o Futebol Profissional do nosso Clube (que como todos sabemos é a sua actividade nobre e foi sempre o “suporte” de todo o seu ecletismo) no início da época em curso foi vítima de uma tremenda e cobarde injustiça levado a cabo por alguns “falsos justiceiros” com a “cobertura” de pessoas que deveriam sentir vergonha por todo o mal que têm feito a uma Instituição com mais de 105 anos de existência e que, ao longo de décadas, tem prestado um serviço público de enorme relevância.
Espero sinceramente que estes “escroques” tenham vida muito curta e que não tenham a possibilidade de assistir á recuperação deste Grande Clube que, tenho a profunda convicção, irá ser uma realidade a curto prazo.Obviamente que esta situação condicionou muito a época desportiva das nossas Actividades, retirando meios e acima de tudo provocando um desgaste incrível em todos os seus intervenientes.
Apesar de tudo, julgo que poderemos qualificar esta época como positiva, pois:- Mantivemos em actividade todas as nossas Modalidades e todos os respectivos Escalões Etários.- Vamos terminar a época com mais de 900 Atletas e Praticantes (número semelhante á época anterior)- Nas três Modalidades de Pavilhão (Futsal, Andebol e Voleibol), nas Equipas séniores vamo-nos manter nas Divisões em que participamos esta época, e nos escalões de formação tivemos excelentes comportamentos (em Futsal “lutamos” práticamente por todos os títulos regionais, e obtivemos pelo 3º ano consecutivo o TITULO DISTRITAL em INICIADOS – em Andebol podemos ainda ser Campeões distritais de Minis e Infantis, estamos apurados para a Fase Final Nacional em Iniciados e os JUVENIS caminham a “passos largos” para a sua manutenção na 1ª Divisão Nacional – em Voleibol estamos em disputa da Fase Final Nacional em JUNIORES e obtivemos bons resultados nos outros escalões etários).
No Futebol Feminino fomos Vice-Campeãs Nacionais e Finalistas vencidos da Taça de Portugal (onde fomos incrivelmente prejudicados pela arbitragem, o que não surpreende porque, actualmente, “cai” muito bem nas Instancias Superiores prejudicar o Boavista – é a moda do momento)
No Boxe, tivemos mais uma época brilhante, com a recente disputa do Titulo Mundial Hispano, através do nosso Atleta, Nuno Cruz (para não variar, um árbitro internacional português, resolveu terminar o combate, “entregando” a vitória ao nosso adversário, alegando a impossibilidade de prosseguir do nosso Atleta, quando em todos os “assaltos” até aquele momento – nono em doze – o Nuno Cruz estava em vantagem e, embora com um pequeno ferimento no sobrolho, em claras condições de prosseguir).
Tivemos ainda a confirmação de vários Atletas (com destaque para a Juliana Rocha, um verdadeiro talento) e o regresso á competição do Ricardo Maganinho que, tenho a certeza, nos vai dar muitas alegrias.
No DDA para além de várias vitórias no Futebol e títulos nacionais no BOCCIA, tivemos a obtenção de mais uma Medalha de Prata nos Jogos Paralimpicos Pequim 2008 através do nosso Super-Atleta, Bruno Valentim.- Na Ginástica de Competição, para além dos excelentes resultados obtidos nos vários campeonatos regionais e nacionais das nossas classes de Ginástica Rítmica e Ginástica Artística Masculina (Manuel Campos e João Campos).
Retomamos a competição da Ginástica Artística com os mais novos, tendo obtido dois excelentes terceiros lugares no respectivo Campeonato Regional. Lançamos o Playgym que é uma Modalidade de recreação mas onde tivemos cerca de 70 jovens Atletas nos exames nacionais. Por fim tivemos, uma vez mais, o Ginasta Manuel Campos em alto nível nos Campeonatos da Europa (apesar dos seus 27 anos, continua a ser a principal referência da Ginástica portuguesa em termos internacionais).
Na Ginástica de Recreação mantivemos várias classes em funcionamento permitindo que os nossos associados possam ter acesso a aulas a preços mais reduzidos em comparação com outros ginásios, e mantivemos a nossa classe de GIMNASTRADA que nos continua a representar em vários eventos no País e estrangeiro.
No Judo (onde conquistamos um 1º e 2º lugar nos Campeonatos Zonais) e Karaté aumentamos o número de Atletas e melhoramos os resultados desportivos nas várias competições em que participamos.
No Atletismo (em que reduzimos a nossa intervenção) o Atleta Vasco Azevedo continua a dignificar e muito o Boavista. Recentemente, como é publico, na principal Maratona que se disputa no nosso País, Maratona Carlos Lopes, obteve um brilhante 3º lugar sendo o melhor Atleta Europeu (apenas batido por dois Atletas Quenianos). Este nosso excelente Atleta representou ainda o nosso Clube e Portugal na Maratona de Macau onde obteve o 8º Lugar na classificação final.- Na Natação de Formação mantivemos o “protocolo” com alguns colégios e, acima de tudo, continuamos a dar a possibilidade aos nossos Associados de terem acesso a aulas de aprendizagem da natação a custos mais reduzidos comparativamente com outras escolas.- Fora do âmbito desportivo organizamos ainda:
Pelo segundo ano consecutivo o “CIRCO DAS AMADORAS” com a Companhia “Soledad Cardinalli” em que tivemos um enorme sucesso com o circo completamente esgotado- Lançamos a caderneta “OS CROMOS DAS AMADORAS”
Lançamos este “BLOG DAS AMADORAS” que está a ter, diariamente, cada vez mais visitantes e que, com o extraordinário trabalho que está a ser desenvolvido pelo seu gestor, Manuel Pina, está a contribuir para que o universo axadrezado esteja hoje muito mais informado sobre a real dimensão do nosso Clube e das suas Actividades Desportivas.- Está ainda previsto até ao final da época a realização do nosso habitual “Sarau Anual da Ginástica”Como vê, e apenas referindo as principais actividades que foram desenvolvidas, muito trabalho foi feito e muitos sucessos foram obtidos. Obviamente que tudo isto só foi possível devido ao trabalho intenso e apaixonado de um conjunto vasto de Pessoas e em que quero destacar, o meu Director-Adjunto, Eng. Américo Santos, a Coordenadora, Drª Cristina Almeida, os Colaboradores Manuel Pina e André Batista, todos os Directores dos Departamentos, Seccionistas, Treinadores, Massagistas, demais Colaboradores, Atletas, Funcionários do Clube, Familiares de Atletas, muitos Sócios anónimos, e o nosso Departamento Médico que sempre nos ajudou (Dr.Pinto Sousa e Enf. Fernando Sobreiro).
Queria ainda fazer referir todo o apoio que nos foi facultado pelo G.D. Pasteleira na pessoa do seu Presidente da Direcção, Sr. José Barbosa.A todos eles, em nome do Boavista e em nome pessoal, profundos agradecimentos.
Gerir as Actividades esta época foi mais fácil ou mais difícil que na época anterior ?
Embora toda esta época tenha sido altamente condicionada e influenciada pelos factos que anteriormente referi, não considero ter sido mais difícil de gerir do que as anteriores. Como todos sabem, a situação financeira do Clube já era muito difícil nos últimos tempos, e quando nos “amputaram” das nossas instalações próprias tudo passou a ser diferente e muito mais difícil.
Quando se fala da demolição do Pavilhão Dr.Acácio Lello peca-se por defeito, porque o que realmente desapareceu naquele fatídico momento foi :
- O Pavilhão Gimnodesportivo
- O Pavilhão da Ginástica (um dos melhores do País onde se realizaram vários estágios da Selecção Nacional)
- 5 Ginásios para aulas de recreação
- 1 Ginásio com máquinas de musculação
- 1 Ginásio de Boxe onde tínhamos um “ringue” de treinos instalado
- 1 Sala de Xadrez
- O Gabinete da Vice-Presidência
- Todos os Gabinetes dos Departamentos das Modalidades
- O Departamento Médico das Actividades Amadoras
- A sala de recuperação física com máquinas instaladas
- A tina de hidromassagemE acima de tudo, o local de encontro de todos os Boavisteiros
O perder tudo isto implicou uma grande alteração na gestão das Actividades.
Para que se tenha uma ideia das dificuldades diárias nessa gestão, refiro apenas que, durante a época 2007/2008 as nossas 13 Modalidades Amadoras treinaram semanalmente em 19 locais de treino diferentes, sendo que só 4 deles eram pertença do Clube (todos os outros apenas os utilizamos pagando os respectivos alugueres). Estes locais distribuíam-se por todo o Grande Porto.
Na época em curso e face á disponibilidade dos nossos 4 Ginásios situados no piso -2 da Bancada Norte, os nossos treinos já se repartiram “apenas” por 16 locais diferentes. Como pode imaginar, só com uma dedicação invulgar de todos os que anteriormente referi, é possível ao Boavista F.C. continuar a poder proporcionar a prática desportiva a tantos e tantos jovens.
Será que este Clube é constituído por MARGINAIS que deve ser abatido a qualquer custo?
Será que todo este SERVIÇO PÚBLICO que o Boavista F.C. há tantos anos tem cumprido, não merecia outro respeito e apoio por parte das ENTIDADES OFICIAIS ?
Que apoios directos do Clube existiram nesta época ?
Como compreende toda a situação que foi criada á SAD e ao Clube (indirectamente) provocou “cortes” brutais nas receitas que estavam previstas. Apesar desse real constrangimento, o Clube continua a disponibilizar algumas verbas para deslocações, Departamento Médico, alguns alugueres de instalações, inscrições e algumas outras despesas, porque sem esses apoios seria práticamente impossível a nossa tarefa.Outra questão que nos preocupa é a ausência de sponsorização para os equipamentos desportivos (que face aos muitos Atletas são enormes as quantidades necessárias) o que leva a que os Departamentos, para além de ser imperioso tratar muito bem tudo o que ainda temos, terem de arranjar alternativas para poderem competir com dignidade.É justo ainda referir que, sem excepção, sinto da parte dos meus Colegas de Direcção um carinho enorme em relação ás nossas Actividades Amadoras, que, todos têm a certeza, contribuem para a grandeza e prestigio do Clube.
Quais as principais dificuldades que encontrou ?
A situação que, no inicio da época mais me preocupava, era a forma como seria possível motivar toda a minha equipa face ás noticias “assassinas” que todos os dias, sem excepção, eram publicadas pela imprensa. Vencido este problema, partimos para a “luta” e deparamo-nos com os problemas habituais (dificuldade de espaços para treinos, transportes, verbas para deslocações, …), mas com esses podemos nós.
O que mais nos indignou foi a permanente “perseguição” que fomos vitimas em, praticamente, todas as modalidade e competições onde participamos.
Como atrás referi, é hoje moda prejudicar o Boavista, muito provavelmente, para subir na carreira da arbitragem, é um dos requisitos fundamentais. No futuro pode ser que as contas se ajustem …
Para a próxima época desportiva, a sua sensibilidade diz-lhe que irá ser mais fácil ou pelo contrário ?
Esta é a pergunta mais difícil que me faz e que, sinceramente, é prematura a resposta. Sem querer fugir á questão, tenho de a deixar para uma nova oportunidade.
Falemos das Modalidades. O Xadrez está práticamente inactivo e o Atletismo reduzido ao mínimo. Qual a explicação para estes factos ?
É verdade. Tratam-se de duas Modalidades em que nos deparamos com problemas adicionais.No Xadrez, porque não tínhamos condições para competir, tentamos avançar com a Academia de Xadrez”. Para tal criamos uma sala apropriada, só que por razões que não pretendo neste momento dissecar, não a conseguimos por a funcionar na dimensão mínima desejável. Julgo que no futuro breve, este projecto irá ser uma realidade.
No Atletismo, o nosso Director, Guilherme Alves, confrontou-se com algumas situações difíceis (as principais foram a indisponibilidade de pista e a dificuldade de conseguir um Técnico habilitado) o que nos levou a reduzir a actividade para o mínimo de Atletas.
Também nesta Modalidade, temos projectos para a sua normalização, de forma a que o nosso excelente Atleta, Vasco Azevedo, se possa sentir integrado numa verdadeira equipa.
Sem a “ajuda” das receitas provenientes da Ginástica, as Actividades Amadoras já tinham “morrido” ?
É evidente que após termos disponíveis os 4 Ginásios situados no piso -2 da Bancada Norte, e após integralmente paga a sua adaptação (importante referir que estes 4 Ginásios, nos foram entregues em “bruto” após a conclusão do Estádio, o que implicou que, sem expensas adicionais para o Clube, avançamos com todas as obras para a sua conclusão, sendo todos estes gastos pagos através das receitas obtidas nas aulas de ginástica de recreação), conseguimos algumas receitas que se revelam absolutamente vitais para o funcionamento das Modalidades.
Sem essas receitas (e sem outras que também obtemos, como por exemplo a conseguida com a realização do circo, os cartões Amigo das Modalidades, cotizações, …) tudo teria de ser repensado e ajustado a essa realidade.
O tempo provoca desgaste físico nas pessoas. Tem sentido esse desgaste nos seus Colaboradores e Directores dos Departamentos ?
É evidente que tudo o que temos vivido, nomeadamente todas as injustiças de que somos vitimas, não “matam” mas “moem”. No entanto, e tal como me foi transmitido recentemente por todos, continuamos fortemente empenhados em continuar a contribuir para a VIDA deste GRANDE CLUBE e, aguardar serenamente, mas também ansiosos por assistir á DERROCADA de todos aqueles (que sabemos muito bem quem são) que nos querem matar.Como consegue conciliar duas realidades distintas.
Quem está no desporto luta sempre pela vitória, mas no nosso caso um conjunto de vitórias pode originar uma subida de divisão, a qual no momento será muito difícil dar continuidade. Como faz a gestão desta realidade ?
Naturalmente que competir ao mais alto nível nas Modalidades de Pavilhão ou no Atletismo é para o Boavista F.C. impossível nos tempos que correm (os gastos envolvidos com estes projectos são incomportáveis). Esta situação é particularmente difícil de digerir para quem cá anda há vários anos (como é o caso de grande parte dos nossos Directores), porque já estivemos nesse patamar (é só consultar os palmarés das nossas Modalidades através do “link” especifico que se encontra no inicio deste “Blog”).
No entanto a paixão pelo Boavista e pelo serviço que prestamos á população, leva-nos a, todos os dias, manter todo o entusiasmo no que fazemos, mesmo sabendo que, dificilmente, nos próximos tempos teremos condições para competir ao nível mais alto e, logicamente, mais apetecível.Também neste particular provamos que o Boavista F.C. é DIFERENTE, pois o que frequentemente assistimos em Clubes concorrentes, é que, ao mínimo contratempo, acaba a prática da Modalidade nesse Clube.
A nossa missão não é ter protagonismo, é servir o Clube o melhor que podemos e sabemos.Sente que os seus Directores estão preparados para mais uma época nestas condições ?Pelo que me é transmitido e pelo que me tenho apercebido, estamos todos preparados a 200%.
Assim os “assassinos” não consigam levar a avante os seus escabrosos intentos.
Espera manter todas as Modalidades na próxima época ?É o nosso principal objectivo.E aumentar a participação de Atletas no Atletismo ?
Como atrás referi está nos nossos projectos ter de novo uma verdadeira equipa no Atletismo.
Para quando antevê uma melhoria (financeira) da actual situação ?
Toda a Direcção está fortemente empenhada em resolver esta difícil situação. Infelizmente, um dos grandes objectivos dos “assassinos” era descredibilizar o Boavista o que, em certa medida têm conseguido, levando ao afastamento de possíveis “parceiros”. No entanto, como não é fácil nos derrotar, continuamos a “lutar” para ultrapassar mais este problema.
O que mais lamenta, a suspensão da actividade de uma Modalidade antes do “arranque” da sua época, ou a sua desistência em plena época desportiva ?
Se tiver a certeza que não vai ser possível terminar a época desportiva , serei o primeiro a decidir pela sua suspensão. No entanto, se sentir que mesmo com grande esforço e dificuldades poderemos levar a bom porto o nosso projecto e tiver o apoio dos meus directos Colaboradores, estarei na primeira linha para o viabilizar.
O Boxe é uma Modalidade mais autónoma do que as outras pelo facto de ter disponíveis alguns patrocínios. Como e quando será possível ás restantes Modalidades do Clube esta maior autonomia financeira ?
O Boxe é uma das Modalidades com maior palmarés no Boavista. Tem também a particularidade de ter instalações adequadas no Clube para a realização dos seus treinos (refiro porque é importante e muito justo, que estas instalações só existem devido a um trabalho fantástico levado a cabo pelos seus responsáveis, com especial destaque para o seu Técnico, Carlos Caldas).
Por esse facto torna-se menos difícil a sua autonomia, sendo muito importante, como é óbvio, alguns apoios publicitários que também têm sido obtidos.Para além do Boxe, temos também outras Modalidades que têm sido autónomas ou quase (e, em alguns casos, mesmo contribuído com receitas adicionais) como é o caso do Futebol Feminino (que obteve um apoio publicitário que lhe permitiu a quase totalidade dos seus gastos), o Judo, o Karaté, a Ginástica e a Natação de Formação.
Em relação ás restantes, onde temos outros gastos envolvidos (nomeadamente alugueres de espaços para treinos) só com uma alteração significativa da conjuntura económica nacional e uma mudança radical na forma como tem sido tratado o Clube pelos “media”, poderemos aspirar á obtenção das receitas necessárias para essa autonomia.
Como analisa pessoalmente as análise que os Directores dos Departamentos fizeram neste Blog ?
Revelam tudo aquilo que atrás referi : Preocupação com o futuro, Motivação, Disponibilidade, Vontade de servir o Clube.
Vamos manter a “luta” ?
Óbvio
Enviar um comentário