< Blog dos Séniores do Futsal do Boavista FC: ANDRÉ FERREIRA EM DIRECTO...

« Home | APRESENTAÇÃO DO LEIS PONTEVEDRA » | TORNEIO DE ARGANDA DEL REY » | TORNEIO ARGANDA DEL REY » | RUI PEREIRA - O TIMONEIRO » | A APRESENTAÇÃO AOS ADEPTOS » | A APRESENTAÇÃO DOS SENIORES » | RICARDO (CORAÇÃO DE PANTERA) PEREIRA » | FUTURO ESTEVE PRESENTE » | OS PANTERAS NEGRAS ESTIVERAM PRESENTES » | A COLABORAÇÃO INDESPENSÁVEL »

ANDRÉ FERREIRA EM DIRECTO...


André Ferreira, jovem proveniente da formação axadrezada, é uma promessa do futsal nacional, encontrando-se em fase a de afirmação pessoal a nível global, porque ao nível do Boavista todos já conhecem o seu extraordinário valor, que lhe valeu a alcunha de Pelé, vamos tentar abrir um pouco o seu mundo.

Em nossa opinião a época anterior foi um pouco irregular (deu um pequeno salto na cadeira, admirado, não concordando) tiveste momentos altos e outros nos quais ficaste aquém do que podias. Esta época vai ser a época da tua afirmação?
- A cerca da época passada acho que estive ao nível da equipa, a equipa também esteve aos altos e baixos, devido aos graves problemas que tivemos. Em relação a esta época é lógico que quero fazer uma época muito melhor que a anterior, quero marcar uma posição na equipa e na modalidade, estabilizar-me e como é lógico, ser um dos grandes responsáveis pela obtenção de resultados na equipa do Boavista.

A nível nacional toda a gente te considera com grande potencial, esperas confirmar isso?
- Sim! Já esta época quero confirmar o meu valor e estabilizar, é assim, nem meto limites nem meto fronteiras quero chegar o mais longe possível e jogar o melhor possível.

Toda a gente te trata por Pele e tu não gostas. Porque mataste o Pele?
- Não sei… (sorriu, o que é difícil nele) esse nome já vem de longe e…
Mas tu queres desistir dele!
- Porque já vem de longe e já passei a idade de ter esses apelidos essas brincadeiras.

Tu és um homem muito introvertido e por isso foste o jogador que mais acusou o que aconteceu durante a época, acabando por andares (mais ainda) triste. Isso é um feitio teu ou faz parte da tua personalidade?
- Relativamente ao Boavista se calhar fui das pessoas que sofreu mais, também ando a estudar e tive muitos problemas e não vi por parte dos dirigentes grande preocupação para resolver os problemas, agora se fui dos que mais se revoltou não sei. (interrompemos)
O que queremos dizer é que enquanto uns protestam, tu interiorizas e guardas para ti…
- É o meu feitio. Se tivesse que dizer alguma coisa dizia, mas vi que de nada valia e não ia andar todos os dias falar no mesmo, pois não via benefícios nisso.

O actual treinador considera-te muito importante no seu método de jogo, por isso pensamos que vais ser uma das suas apostas. E tu estás pronto para corresponder?
- Sem dúvida, sem dúvida. Eu quero jogar e quanto mais jogar mais evoluirei, espero corresponder às expectativas e não desiludir ninguém.

Objectivos pessoais e da equipa, para esta época?
- Para mim já mencionei, é chegar o mais longe possível não estabelecer barreiras, jogar o mais possível, quanto à equipa vai ser difícil é uma equipa muito nova, não temos muita experiencia, mas também considero que o ser novo não é totalmente negativo, somos jogadores novos mas que têm ambição, querem provar algo, que têm valor e que querem chegar o mais longe possível.
Mas o campeonato é cada vez mais competitivo…
- Isso é uma realidade, mas é positivo. Vamos ter mais dificuldades, mas a modalidade está a avançar e isso é muito bom para todos.

Depois do europeu deverá conhecer uma reestruturação na selecção. Pensas vir a ser um dos candidatos?
- Claro que sim, já de desde muito novo fui chamado à selecção nos escalões jovens e por isso espero vir a ser um dos candidatos a essa remodelação e jogar junto aos melhores jogadores nacionais.

No futuro, pensas enveredar pelo profissionalismo?
- Do futuro não sei o que posso dizer, sei o que quero hoje, mas é lógico que deseje jogar um dia numa equipa profissional e assim, também aí estar entre os melhores jogadores, lutar pelo título, lutar por ambições mais elevadas , sem dúvida jogar num Benfica, num Sporting é algo que quero para mim.

Esperas que esta época seja mais calma que a anterior?
- Pelo menos vejo no início desta época por parte dos dirigentes e do Vice-Presidente Engenheiro senhor António Marques, que veio falar connosco, uma vontade de modificar as coisas. Espero por isso uma época mais calma, pelo menos a nível financeiro. Se assim for tudo vai ser mais calmo e tranquilo, para nos podermos debruçar apenas só no nosso trabalho.
Com o André mais participativo a nível de jogos e comunicação… (provocamos)?
- Sim também acho que sim!

A pré-época foi diferente do habitual, que achas?
- Para ser sincero não estava nada à espera que fosse assim uma carga física tão grande, se faz bem ou não sei. Mas lá para a frente vamos ver.

Sobre o campeonato o que achas? E sobre a modalidade?
- Em Portugal sem dúvida que a seguir ao futebol, o futsal é a segunda modalidade numa pirâmide desportiva, digamos assim. Acho que relativamente ao campeonato cada vez é mais difícil, as equipas reforçam-se mais, trabalham mais, vai ser um campeonato complicado, mas temos as nossas ambições e vamos lutar para chegarmos o mais longe possível.

Mas com esta evolução os clubes com as condições do Boavista, dificilmente poderão continuar na primeira divisão, se não derem um salto nos próximos anos. Concordas com isso?
- Um clube como o Boavista se não arrancar, terá problemas. A nível de recursos humanos no Boavista não há muito a melhorar, neste aspecto estão reunidas todas as condições para o Clube dar o salto, agora se não houver uma aposta por parte da Direcção acho que será difícil fazer esse acompanhamento indispensável, para lutarmos na primeira divisão, digamos que são cinquenta, cinquenta. Estão realizadas umas realidades e faltam as outras.

Foi o André aberto, que esperemos apareça sempre assim, pois embora concordemos que o mundo é cinzento, também há alguns dias de sol… e o André é um jovem que tem que ver as coisas com mais alegria… pois o valor técnico possui ele.