ENTREVISTA DA SEMANA - ALEX
ALEX ( o grande capitão)
o homem que torna as balizas pequenas
O valor de Alex guardião do Boavista é reconhecido por todos os amantes da modalidade, mas este Pantera de Honra, tem muitos mais atributos que aqueles que são conhecidos e foi fundamental, para o equilíbrio do Futsal do Boavista.
Lutou, incentivou colegas, enganou todo o mundo quando escondendo a sua revolta, empurrou tudo e todos rumo ao… futuro.
Mesmo durante esta nossa conversa, teve que parar (várias vezes) para controlar as emoções, para se recompor, sem vergonha de assumir que também chora… Alex é um homem enorme, com um coração de menino.
Vamos tentar (não nos sentimos capazes de o conseguir na sua plenitude) levar até vós um pouco do Grande Alex.
INICIAMOS COM UM BALANÇO
Mesmo durante esta nossa conversa, teve que parar (várias vezes) para controlar as emoções, para se recompor, sem vergonha de assumir que também chora… Alex é um homem enorme, com um coração de menino.
Vamos tentar (não nos sentimos capazes de o conseguir na sua plenitude) levar até vós um pouco do Grande Alex.
INICIAMOS COM UM BALANÇO
BoavistaFutsal – Começamos com uma frase muito batida “ FOI UMA ÉPOCA TERRÍVEL” . Consideras isso verdade, ou nem por isso?
Alex – Há que separar as coisas, em termos de apoio, subsídios e instabilidade foi terrível. Desportivamente foi excelente! Porque, mediante o que se passou e com todos os problemas que apareceram durante a época, conseguimos formar uma equipa muito jovem, mas igualmente muito competitiva que acabou a dois pontos do sexto lugar e do Play-off, tendo posteriormente vencido o Play-out.
BF – Foste o pilar do balneário que sempre demonstrou força, mas alguma vez tiveste dúvidas, alguma vez vacilaste?
- Muitas vezes fiquei indeciso, porque as mensagens que tentava passar aos meus colegas e amigos, nem mesmo eu acreditava nelas. Mas de uma coisa sempre tive a certeza, pensando em mim e nos miúdos, sentia que todos tínhamos demasiado valor para acabar a época a meio. Tudo fizemos, com muito sofrimento, alguma dor e revolta… mas o clube tudo o mereceu, mais que algumas pessoas que nada merecem.
Às vezes não foi fácil, mas sempre fui justo!
BF – És um pantera de honra! Nos momentos difíceis foi essa pantera que te levou a continuar?
- A Pantera é um prémio pessoal que muito me honra ter conseguido, ela simboliza a grandeza do Boavista e me deixa com vontade de seguir em frente. Mas considero que foi a minha personalidade como homem, como desportista que fez, que assumisse todas as atitudes que tomei.
BF- Como consideras o contributo da equipa no campeonato?
- Acho que a equipa se portou à altura de uma equipa que luta por um dos oito primeiros lugares. Tivemos jogos muito bons, outros menos bons e outros com alguma falta de sorte, mas fomos sempre rigorosos, honestos connosco, com o Boavista e com os adversários.
BF- qual foi o melhor jogo do Boavista?
- Foi no Olivais na segunda volta, chegamos a ser espectaculares!
BF – E o pior?
- Em Odivelas, na segunda volta, foi mau!
PASSEMOS AO PLANO PESSOAL
BF – sendo um dos melhores guarda-redes do país, nunca tiveste a oportunidade de jogar num clube com maiores ambições?
- Já tive oportunidades, mas devido à minha situação profissional, não foi possível aceitar esses convites. Como é óbvio, gostaria de desenvolver ainda mais as minhas potencialidades mas primeiro e acima de tudo, está a estabilidade da minha família.
BF – Estiveste na Selecção nacional na digressão a Macau, não foste mais convocado. Sentes-te um jogador da selecção?
- Completamente! Eu sei separar as coisas e estou a cem por cento com a selecção nacional. Já disse e repito, existem muitos bons guarda-redes em Portugal e com muito valor, por isso é difícil a escolha do seleccionador, que respeitarei sempre, mas - mentiria se não dissesse estou sempre na expectativa de uma chamada.
BF – Consideras ter possibilidade de estar presente no próximo europeu?
- Considero que tenho muitas possibilidades! Tenho que trabalhar para ganhar a confiança do mister, acho que só há um lugar em disputa, visto que dois lugares estão ocupados pelos indiscutíveis e melhores guarda redes portugueses (João Benedito e Bébé), tentarei candidatar-me com muito trabalho ao terceiro lugar em aberto. Se não conseguir a confiança e a preferência do seleccionador, vou estar do mesmo modo, a cem por cento com a Selecção, apoiando por fora, rumo à conquista do europeu.
BF – Sabendo a amizade que te liga a todos teus amigos e tendo saído somente dois deles, mas que foram os que mais estavam perto de ti. Que sentiste?
- Já chorei o que tinha que chorar!
(ndr) - A voz emudeceu de emoção…parou… controlou a emoção e a custo continuou!
- Para além de dois grandes jogadores, são dois grandes amigos. Neste momento desejo-lhe toda a sorte do mundo e espero que o Boavista consiga esta época condições para os poder contratar de novo, porque estes amigos fizeram pelo clube o que muitos desta casa não fazem.
BF – No final da época conseguiram os objectivos do clube. Como te sentiste?
- Aliviado e injustiçado! Aliviado, porque era uma guerra muito grande e conseguimos sair vencedores. Injustiçado, porque depois de todo este tempo de trabalho, merecia todas as condições para andar feliz sem passar por tudo o que fui obrigado a passar.
BF – A época passada, foste considerado o atleta amador do ano, recebendo a tua querida Pantera, mas considero que este ano o teu trabalho em defesa do clube, foi ainda maior. Pagaste com juros esse prémio, ou foi “ Ela” que te obrigou?
- Acho que toda a dedicação que dei em prol deste clube, não foi forçada. Poderá em certas alturas os prémios individuais e as boas palavras das pessoas - que gostam de mim - compensar-me por tudo o que faço e até incentivar nos momentos mais duros, mas a verdade é que nunca desisto.
BF – Um desafio ao capitão, em poucas palavras como classificas os teus meninos?
BUFFON- Maluco! Divertido… (ndr - a voz ficou enrolada…um esforço… e concluiu) grande amigo!
SALGADO – Grande futuro!
JOÃO TEIXEIRA – Rei leão! Mimado, excelente.
RAMADA –Zizú, artista se trabalhar… Vai lá!
ROGÉRIO – Inseguro, mas com grande valor
ANDRÉ – Diferente, imprevisível!
KUKES – Preto, Força, engraçado!
LIBÓRIO – Amigo e guerreiro
LIPA - (nrd - silêncio do tamanho do mundo) Fenomenal, pequeno… o meu menino!!! (ndr a emoção atacou forte e confessamos que não o tocou só a ele).
FÁBIO – Promessa, tranquilidade
PLÍNIO - Maluco, pode ir longe... se quiser!
MIGUEL – Com valor e muito futuro
BRUNO - Pouco juízo! Com valor
JOÃO PEDRO - Com futuro.
E
ALEX? Capitão, responsável e amigo que colocou os interesses do grupo à frente dos seus.
BERTO – Amigo e líder.
TIAGO – Amigo e a nossa vítima.
MÁRIO – Amigo e responsável e como futuro.
TEIXEIRA – Dedicado.
PAIVA – O desaparecido.
MINISTRO – O velhinho rezingão, mau amigo, meu anjo da guarda!
MORAIS – Amigo, o testa de ferro.
BATISTA - Dedicção ao clube.
MIGUEL – Com valor e muito futuro
BRUNO - Pouco juízo! Com valor
JOÃO PEDRO - Com futuro.
E
ALEX? Capitão, responsável e amigo que colocou os interesses do grupo à frente dos seus.
BERTO – Amigo e líder.
TIAGO – Amigo e a nossa vítima.
MÁRIO – Amigo e responsável e como futuro.
TEIXEIRA – Dedicado.
PAIVA – O desaparecido.
MINISTRO – O velhinho rezingão, mau amigo, meu anjo da guarda!
MORAIS – Amigo, o testa de ferro.
BATISTA - Dedicção ao clube.
EDUARDO - O homem dos contactos
PINA – ............
NDR – foi Alex que obrigou a incluir o staff nesta lista, pois a nossa intenção era apenas de falar somente dos jogadores.
FUTURO
BF – Nova época, novo projecto, acreditas nas mudanças prometidas?
- Completamente! Se não acreditasse não estaria aqui neste momento, tenho a ideia que as pessoas que estão neste momento à frente da secção merecem toda a nossa confiança.
BF – E no futsal do Boavista?
- Acredito que o Boavista já tem o seu espaço na modalidade, tem muitos jovens com muito valor que podem ser uma mais valia no espectáculo e para o campeonato.
Espero que o clube nos apoie, para podermos desempenhar as nossas funções desportivas ao mais alto nível, como sinto, temos feito até aqui.
BF – O que pensas da modalidade em Portugal?
- Penso que a modalidade está com um grande mediatismo para toda a gente, sinto que os jovens aderiram em peso ao espectáculo que é o futebol dentro de um pavilhão. Mas não nos podemos iludir existem coisas que têm que melhorar.
BF – Se tivesses um convite para enveredar pelo profissionalismo, aceitavas ou achas que ainda não estão criadas condições para o profissionalismo?
- Pessoalmente neste momento não! Por razões já atrás descritas. Mas creio que há condições em alguns (poucos) clubes que podem dar essa possibilidade aos jovens. Gostaria que o nosso campeonato fosse profissionalizado.
BF – A FPF obriga que na época de 2008/09 todos os clubes inscrevam no jogo um mínimo de cinco elementos localmente formados. Qual a tua opinião?
- Concordo, porque acho que temos muitos valores no nosso país e muitas vezes só precisam de uma oportunidade e isso tem-se provado, por outro lado obrigará os clubes a apostar na formação.
BF – A forma de disputa do campeonato, concordas?
- Senti na pele o que é fazer um campeonato excelente apontando para o Play-off e por mero azar ficar a dois pontos do sexto lugar e ter que disputar o Play-out ao alcançar o nono lugar, mas sem regalias sobre uma equipa que ficou a dez pontos e que fez três jogos em casa, enquanto nós tivemos dois.
Imaginem que com alguma lesão ou castigos nessa fase, o Boavista descia de divisão, considero uma injustiça.
BF – Que alterações propunhas?
- Não me cabe a mim apresentar propostas, isso compete aos dirigentes de clubes e conjuntamente com a federação debater e decidir sobre esse assunto.
BF – Alguma mensagem pessoal, para terminar?
- Quero agradecer, em primeiro lugar a todos os amigos e Boavisteiros que sempre me deram carinho neste clube.
Em segundo lugar, a todo o plantel deste ano que tiveram um postura de grandes homens e que fizeram que a próxima época seja possível, com o Boavista na primeira divisão.
Um “beijo” ao Buffon e ao Lipa! Um obrigado ao meu Velhinho e por fim um muito obrigado, ao Eng. Marques que nos momentos difíceis esteve sempre ao nosso lado e que fez que acreditássemos no futuro.
Um destaque para um homem forte do Boavista, o senhor Inspector Tavares Rijo que igualmente tem marcado presença, o que para nós é muito importante.
Por último, aos meus 14 meninos que durante o ano me apoiaram imenso tanto dentro do campo, como no balneário.
Alex – Um homem enorme, um vozeirão tamanho e… um coração de menino!
A prova que com um coração de menino, se pode ser um LÍDER!
Sem dúvida, o melhor GR de Portugal!
Grande Entrevista Alex, é muito bom ter pessoas como tu dentro da estrutura do Boavista!
Posted by Mac | junho 23, 2007 10:49 da tarde
parabens alex...ENORME ENTREVISTA...UM EXEMPLO PARA MUITOS, NÃO SÓ NO FUTSAL COMO EM TODO O UNIVERSO DO CLUBE !
Posted by Anónimo | junho 24, 2007 12:28 da tarde
Pudessem todas as famílias, todos os treinadores, todos neste Mundo contar com pessoas como o Alex… Não existem palavras para descrever tão grande Homem! Um corpanzil medonho, uma voz que entoa em qualquer pavilhão e que muitos adversários faz tremer… mas com um “coração de menino” que muitas vezes bate em beneficio dos outros.
As conquistas já consumadas e aquelas que estão para vir são prémios demasiado pequenos para tão grande coração.
Como amigo desejo-te as maiores felicidades do Mundo! Como treinador, espero que os resultados desportivos possam compensar tamanha dedicação!
O “nosso” objectivo espera por nós Alex!!!
Grande abraço capitão.
Mário Vieira
Posted by SportsOUTLET | junho 24, 2007 6:36 da tarde
Para quem o conhece esta pessoa n é preciso fazer kualker comentario pois ´como ja disse foi um prazer trab ctg trab ao lado de 1 g.r de seleçao n é para kualker um :):) eu foi preveligiado nesse aspecto apesar de saber que sou melhor k tu :):):) e penso que se o eusebio tem uma estatua o clube do bessa devia tb te fazer uma estatua ao lado da pantera pk se n fosses tu futsal de bfc poderia fexar as portas.
Como amigo n sao precisos kualkeres comentarios sei quem tu és sabes quem eu sou ,
desportivamente desejar-te tudo de bomque consigas todos os teus objectivos e se descubrirem a cura para a gagues trata disso :):)
Abraço sentido,
FILIPE MIRANDA
(para ti sera sempre BUFFON)
Posted by Anónimo | junho 25, 2007 9:18 da manhã
grande entrevista Alex...sem duvida dos melhores GR português...Nos comentários aos jogadores falta o plinio :) boa sorte para o futuro que parece ser risonho
Posted by Anónimo | junho 25, 2007 5:56 da tarde
Este anónimo (acho graça a tantos anónimos)tem (tinha) toda a razão! Mas foi erro meu ao bater o texto, porque falamos do "chefe da Ribeira" já corrigi e peço desculpas, mas também agradeço é sinal que somos lidos com atenção.
força ANÓNIMOS
Posted by M. Pina | junho 25, 2007 7:48 da tarde
so tenho uma koisas a dizer....
é um ORGULHO JOGAR E SER AMIGO DESTE HOMEN...desejo-te o melhor do mundo guardião...
R7
Posted by Ramada | junho 25, 2007 9:54 da tarde
sem duvidas e realmente o melhor guarda redes portugues!!! desde q trabalhu contigu cresci mt cm gr e cm homem... agradeço t por td o q me ensinas sem duvida es um gande professor... ganda alex e mais uma vez obrigada por td e um orgulho trabalhar ctg... abraçus do teu ganda amigo salgado...
po ano e td teu...
salgado12***
Posted by Anónimo | junho 25, 2007 11:39 da tarde
Como eu ja disse varias vezes o ALEX é o meu GRANDE IDOLO e nesta entrevista mostra porquê!!!!!!ES O MELHOR GUARDA REDES DISSO NAO HÁ DUVIDAS!!!! QUAL BEBÉ QUAL BENEDITO TU ES O MAIOR!!!!!!
Um abraço deste teu GRANDE AMIGO!!!!!!!!!!!!!
Posted by Anónimo | junho 25, 2007 11:49 da tarde
à grande fragata88. isso é que é falar!Demoraste a dar o teu comentário, mas como sempre forte de frente e ainda porcima cheio de razão.
Posted by Anónimo | junho 26, 2007 3:32 da tarde