< Blog dos Séniores do Futsal do Boavista FC: ENTREVISTA DA SEMANA - ALEX

« Home | EQUIPA TÉCNICA COMPLETA » | A ENTREVISTA DA SEMANA » | ECOS DA IMPRENSA ESPANHOLA » | BALANÇO » | FINAL » | RAMADA CONSIDERADO O MELHOR JOGADOR DO TORNEIO » | MEIA FINAL » | QUARTOS DE FINAL » | OITAVOS DE FINAL » | JOGO 2 »

ENTREVISTA DA SEMANA - ALEX


ALEX ( o grande capitão)
o homem que torna as balizas pequenas


O valor de Alex guardião do Boavista é reconhecido por todos os amantes da modalidade, mas este Pantera de Honra, tem muitos mais atributos que aqueles que são conhecidos e foi fundamental, para o equilíbrio do Futsal do Boavista.

Lutou, incentivou colegas, enganou todo o mundo quando escondendo a sua revolta, empurrou tudo e todos rumo ao… futuro.

Mesmo durante esta nossa conversa, teve que parar (várias vezes) para controlar as emoções, para se recompor, sem vergonha de assumir que também chora… Alex é um homem enorme, com um coração de menino.

Vamos tentar (não nos sentimos capazes de o conseguir na sua plenitude) levar até vós um pouco do Grande Alex.

INICIAMOS COM UM BALANÇO


BoavistaFutsal – Começamos com uma frase muito batida “ FOI UMA ÉPOCA TERRÍVEL” . Consideras isso verdade, ou nem por isso?
Alex – Há que separar as coisas, em termos de apoio, subsídios e instabilidade foi terrível. Desportivamente foi excelente! Porque, mediante o que se passou e com todos os problemas que apareceram durante a época, conseguimos formar uma equipa muito jovem, mas igualmente muito competitiva que acabou a dois pontos do sexto lugar e do Play-off, tendo posteriormente vencido o Play-out.

BF – Foste o pilar do balneário que sempre demonstrou força, mas alguma vez tiveste dúvidas, alguma vez vacilaste?
- Muitas vezes fiquei indeciso, porque as mensagens que tentava passar aos meus colegas e amigos, nem mesmo eu acreditava nelas. Mas de uma coisa sempre tive a certeza, pensando em mim e nos miúdos, sentia que todos tínhamos demasiado valor para acabar a época a meio. Tudo fizemos, com muito sofrimento, alguma dor e revolta… mas o clube tudo o mereceu, mais que algumas pessoas que nada merecem.
Às vezes não foi fácil, mas sempre fui justo!


BF – És um pantera de honra! Nos momentos difíceis foi essa pantera que te levou a continuar?
- A Pantera é um prémio pessoal que muito me honra ter conseguido, ela simboliza a grandeza do Boavista e me deixa com vontade de seguir em frente. Mas considero que foi a minha personalidade como homem, como desportista que fez, que assumisse todas as atitudes que tomei.

BF- Como consideras o contributo da equipa no campeonato?
- Acho que a equipa se portou à altura de uma equipa que luta por um dos oito primeiros lugares. Tivemos jogos muito bons, outros menos bons e outros com alguma falta de sorte, mas fomos sempre rigorosos, honestos connosco, com o Boavista e com os adversários.

BF- qual foi o melhor jogo do Boavista?
- Foi no Olivais na segunda volta, chegamos a ser espectaculares!
BF – E o pior?
- Em Odivelas, na segunda volta, foi mau!

PASSEMOS AO PLANO PESSOAL


BF – sendo um dos melhores guarda-redes do país, nunca tiveste a oportunidade de jogar num clube com maiores ambições?
- Já tive oportunidades, mas devido à minha situação profissional, não foi possível aceitar esses convites. Como é óbvio, gostaria de desenvolver ainda mais as minhas potencialidades mas primeiro e acima de tudo, está a estabilidade da minha família.

BF – Estiveste na Selecção nacional na digressão a Macau, não foste mais convocado. Sentes-te um jogador da selecção?
- Completamente! Eu sei separar as coisas e estou a cem por cento com a selecção nacional. Já disse e repito, existem muitos bons guarda-redes em Portugal e com muito valor, por isso é difícil a escolha do seleccionador, que respeitarei sempre, mas - mentiria se não dissesse estou sempre na expectativa de uma chamada.

BF – Consideras ter possibilidade de estar presente no próximo europeu?
- Considero que tenho muitas possibilidades! Tenho que trabalhar para ganhar a confiança do mister, acho que só há um lugar em disputa, visto que dois lugares estão ocupados pelos indiscutíveis e melhores guarda redes portugueses (João Benedito e Bébé), tentarei candidatar-me com muito trabalho ao terceiro lugar em aberto. Se não conseguir a confiança e a preferência do seleccionador, vou estar do mesmo modo, a cem por cento com a Selecção, apoiando por fora, rumo à conquista do europeu.

BF – Sabendo a amizade que te liga a todos teus amigos e tendo saído somente dois deles, mas que foram os que mais estavam perto de ti. Que sentiste?
- Já chorei o que tinha que chorar!
(ndr) - A voz emudeceu de emoção…parou… controlou a emoção e a custo continuou!
- Para além de dois grandes jogadores, são dois grandes amigos. Neste momento desejo-lhe toda a sorte do mundo e espero que o Boavista consiga esta época condições para os poder contratar de novo, porque estes amigos fizeram pelo clube o que muitos desta casa não fazem.

BF – No final da época conseguiram os objectivos do clube. Como te sentiste?
- Aliviado e injustiçado! Aliviado, porque era uma guerra muito grande e conseguimos sair vencedores. Injustiçado, porque depois de todo este tempo de trabalho, merecia todas as condições para andar feliz sem passar por tudo o que fui obrigado a passar.

BF – A época passada, foste considerado o atleta amador do ano, recebendo a tua querida Pantera, mas considero que este ano o teu trabalho em defesa do clube, foi ainda maior. Pagaste com juros esse prémio, ou foi “ Ela” que te obrigou?
- Acho que toda a dedicação que dei em prol deste clube, não foi forçada. Poderá em certas alturas os prémios individuais e as boas palavras das pessoas - que gostam de mim - compensar-me por tudo o que faço e até incentivar nos momentos mais duros, mas a verdade é que nunca desisto.

BF – Um desafio ao capitão, em poucas palavras como classificas os teus meninos?
BUFFON- Maluco! Divertido… (ndr - a voz ficou enrolada…um esforço… e concluiu) grande amigo!
SALGADO – Grande futuro!
JOÃO TEIXEIRA – Rei leão! Mimado, excelente.
RAMADA –Zizú, artista se trabalhar… Vai lá!
ROGÉRIO – Inseguro, mas com grande valor
ANDRÉ – Diferente, imprevisível!
KUKES – Preto, Força, engraçado!
LIBÓRIO – Amigo e guerreiro
LIPA - (nrd - silêncio do tamanho do mundo) Fenomenal, pequeno… o meu menino!!! (ndr a emoção atacou forte e confessamos que não o tocou só a ele).
FÁBIO – Promessa, tranquilidade
PLÍNIO - Maluco, pode ir longe... se quiser!
MIGUEL – Com valor e muito futuro
BRUNO - Pouco juízo! Com valor
JOÃO PEDRO - Com futuro.
E
ALEX? Capitão, responsável e amigo que colocou os interesses do grupo à frente dos seus.
BERTO – Amigo e líder.
TIAGO – Amigo e a nossa vítima.
MÁRIO – Amigo e responsável e como futuro.
TEIXEIRA – Dedicado.
PAIVA – O desaparecido.
MINISTRO – O velhinho rezingão, mau amigo, meu anjo da guarda!
MORAIS – Amigo, o testa de ferro.
BATISTA - Dedicção ao clube.
EDUARDO - O homem dos contactos
PINA – ............

NDR – foi Alex que obrigou a incluir o staff nesta lista, pois a nossa intenção era apenas de falar somente dos jogadores.

FUTURO

BF – Nova época, novo projecto, acreditas nas mudanças prometidas?
- Completamente! Se não acreditasse não estaria aqui neste momento, tenho a ideia que as pessoas que estão neste momento à frente da secção merecem toda a nossa confiança.

BF – E no futsal do Boavista?
- Acredito que o Boavista já tem o seu espaço na modalidade, tem muitos jovens com muito valor que podem ser uma mais valia no espectáculo e para o campeonato.
Espero que o clube nos apoie, para podermos desempenhar as nossas funções desportivas ao mais alto nível, como sinto, temos feito até aqui.


BF – O que pensas da modalidade em Portugal?
- Penso que a modalidade está com um grande mediatismo para toda a gente, sinto que os jovens aderiram em peso ao espectáculo que é o futebol dentro de um pavilhão. Mas não nos podemos iludir existem coisas que têm que melhorar.

BF – Se tivesses um convite para enveredar pelo profissionalismo, aceitavas ou achas que ainda não estão criadas condições para o profissionalismo?
- Pessoalmente neste momento não! Por razões já atrás descritas. Mas creio que há condições em alguns (poucos) clubes que podem dar essa possibilidade aos jovens. Gostaria que o nosso campeonato fosse profissionalizado.

BF – A FPF obriga que na época de 2008/09 todos os clubes inscrevam no jogo um mínimo de cinco elementos localmente formados. Qual a tua opinião?
- Concordo, porque acho que temos muitos valores no nosso país e muitas vezes só precisam de uma oportunidade e isso tem-se provado, por outro lado obrigará os clubes a apostar na formação.

BF – A forma de disputa do campeonato, concordas?
- Senti na pele o que é fazer um campeonato excelente apontando para o Play-off e por mero azar ficar a dois pontos do sexto lugar e ter que disputar o Play-out ao alcançar o nono lugar, mas sem regalias sobre uma equipa que ficou a dez pontos e que fez três jogos em casa, enquanto nós tivemos dois.
Imaginem que com alguma lesão ou castigos nessa fase, o Boavista descia de divisão, considero uma injustiça.

BF – Que alterações propunhas?
- Não me cabe a mim apresentar propostas, isso compete aos dirigentes de clubes e conjuntamente com a federação debater e decidir sobre esse assunto.

BF – Alguma mensagem pessoal, para terminar?
- Quero agradecer, em primeiro lugar a todos os amigos e Boavisteiros que sempre me deram carinho neste clube.
Em segundo lugar, a todo o plantel deste ano que tiveram um postura de grandes homens e que fizeram que a próxima época seja possível, com o Boavista na primeira divisão.
Um “beijo” ao Buffon e ao Lipa! Um obrigado ao meu Velhinho e por fim um muito obrigado, ao Eng. Marques que nos momentos difíceis esteve sempre ao nosso lado e que fez que acreditássemos no futuro.
Um destaque para um homem forte do Boavista, o senhor Inspector Tavares Rijo que igualmente tem marcado presença, o que para nós é muito importante.
Por último, aos meus 14 meninos que durante o ano me apoiaram imenso tanto dentro do campo, como no balneário.

Alex – Um homem enorme, um vozeirão tamanho e… um coração de menino!
A prova que com um coração de menino, se pode ser um LÍDER!

Sem dúvida, o melhor GR de Portugal!

Grande Entrevista Alex, é muito bom ter pessoas como tu dentro da estrutura do Boavista!

parabens alex...ENORME ENTREVISTA...UM EXEMPLO PARA MUITOS, NÃO SÓ NO FUTSAL COMO EM TODO O UNIVERSO DO CLUBE !

Pudessem todas as famílias, todos os treinadores, todos neste Mundo contar com pessoas como o Alex… Não existem palavras para descrever tão grande Homem! Um corpanzil medonho, uma voz que entoa em qualquer pavilhão e que muitos adversários faz tremer… mas com um “coração de menino” que muitas vezes bate em beneficio dos outros.
As conquistas já consumadas e aquelas que estão para vir são prémios demasiado pequenos para tão grande coração.
Como amigo desejo-te as maiores felicidades do Mundo! Como treinador, espero que os resultados desportivos possam compensar tamanha dedicação!
O “nosso” objectivo espera por nós Alex!!!
Grande abraço capitão.
Mário Vieira

Para quem o conhece esta pessoa n é preciso fazer kualker comentario pois ´como ja disse foi um prazer trab ctg trab ao lado de 1 g.r de seleçao n é para kualker um :):) eu foi preveligiado nesse aspecto apesar de saber que sou melhor k tu :):):) e penso que se o eusebio tem uma estatua o clube do bessa devia tb te fazer uma estatua ao lado da pantera pk se n fosses tu futsal de bfc poderia fexar as portas.
Como amigo n sao precisos kualkeres comentarios sei quem tu és sabes quem eu sou ,
desportivamente desejar-te tudo de bomque consigas todos os teus objectivos e se descubrirem a cura para a gagues trata disso :):)

Abraço sentido,

FILIPE MIRANDA
(para ti sera sempre BUFFON)

grande entrevista Alex...sem duvida dos melhores GR português...Nos comentários aos jogadores falta o plinio :) boa sorte para o futuro que parece ser risonho

Este anónimo (acho graça a tantos anónimos)tem (tinha) toda a razão! Mas foi erro meu ao bater o texto, porque falamos do "chefe da Ribeira" já corrigi e peço desculpas, mas também agradeço é sinal que somos lidos com atenção.
força ANÓNIMOS

so tenho uma koisas a dizer....
é um ORGULHO JOGAR E SER AMIGO DESTE HOMEN...desejo-te o melhor do mundo guardião...

R7

sem duvidas e realmente o melhor guarda redes portugues!!! desde q trabalhu contigu cresci mt cm gr e cm homem... agradeço t por td o q me ensinas sem duvida es um gande professor... ganda alex e mais uma vez obrigada por td e um orgulho trabalhar ctg... abraçus do teu ganda amigo salgado...
po ano e td teu...
salgado12***

Como eu ja disse varias vezes o ALEX é o meu GRANDE IDOLO e nesta entrevista mostra porquê!!!!!!ES O MELHOR GUARDA REDES DISSO NAO HÁ DUVIDAS!!!! QUAL BEBÉ QUAL BENEDITO TU ES O MAIOR!!!!!!

Um abraço deste teu GRANDE AMIGO!!!!!!!!!!!!!

à grande fragata88. isso é que é falar!Demoraste a dar o teu comentário, mas como sempre forte de frente e ainda porcima cheio de razão.

Enviar um comentário