< Blog dos Séniores do Futsal do Boavista FC: ALBERTO MELO EM ANÁLISE

« Home | CLASSIFICAÇÃO 11ª JORNADA » | COMENTÁRIO DE ALBERTO MELO » | EMPATE EM GONDOMAR » | PRÓXIMA JORNADA » | MENSAGEM DE ANTÓNIO MORAIS (DIRECTOR DO FUTSAL) » | CLASSIFICAÇÃO 10ª JORNADA » | ALBERTO MELO, COMENTANDO JOGO COM O MÓDICUS » | BOAVISTA 2 - MODICUS 8 » | » | ALBERTO MELO EM ANTEVISÃO AO JOGO DE SÁBADO »

ALBERTO MELO EM ANÁLISE

Alberto Melo (treinador da equipa sénior) fala-nos desta época ...
Passadas onze jornadas o campeonato tem-se mostrado mais difícil que o esperado, ou aguardavas estas dificuldades?
Em minha opinião o campeonato está mais equilibrado mas por baixo.Podemos dividir o campeonato em 3 partes e vemos que há 4 equipas que vão lutar por a subida de divisão (Modicus , Rio Ave, Braga e Viseu).Depois vamos ter um conjunto de equipas que estão a fazer um campeonato tranquilo e por ultimo um grupo de equipas que estão na luta para não descer.Penso que a qualidade de jogo das equipas não é muito boa e claro que também estou a incluir a minha equipa.Por aquilo que me vou apercebendo existe muita luta e empenho mas a qualidade em termos de jogo é fraca.No entanto existem jogadores e treinadores de grande qualidade nestas divisões inferiores.
Tem havido várias convulsões no plantel (lesões e saídas). Como tens superado essas questões?
São coisas que acontecem , quanto ás lesões temos tido da parte do gabinete médico toda a colaboração para que esses jogadores regressem o mais rápido possível e também porque não dizê-lo, da parte dos jogadores todo o sacrifício para recuperarem .
A lesão de Fabinho (inesperada como todas) foi um grande contratempo para o treinador?
Claro que sim ,até por tudo aquilo que ele representa para o grupo. O Fábio é um jogador de grande qualidade e com umas características diferentes daquelas que nós tínhamos no nosso plantel.Tentamos alterar o nosso sistema de jogo e as nossas rotinas mas como é normal tudo isso demora o seu tempo.No entanto, o plantel tem superado com alguma inteligência a falta do Fábio.
Afastada a hipótese de lutar pela subida, quais os objectivos que defendes para a época?
Em primeiro lugar fugir o mais rápido possível da descida de divisão e tentar ainda fazer uma classificação melhor do que a do ano passado.Depois lançar mais jogadores das camadas jovens no futsal sénior.
Globalmente, como tem tens "visto" o campeonato?
É como te digo , acho que o campeonato em termos de qualidade de jogo é fraco .Todas as equipas colocam muita luta , empenho e suor dentro das quadras em detrimento da qualidade de jogo.Por aquilo que me apercebo e tirando uma ou outra equipa , o pensamento é : primeiro vamos pensar em não sofrer golos e depois sim se der vamos tentar fazer um golo.
Tens utilizado um jogador juvenil, entre os teus convocados. Porquê essa necessidade?
O jogador juvenil que está nos seniores foi meu atleta desde as escolinhas até aos iniciados portanto tenho perfeito conhecimento daquilo que ele é capaz de fazer e ele sabe aquilo que eu quero dele. Posso-te dizer que há muitos mais que podem seguir o seu caminho tanto nos juvenis como nos juniores.Foi uma decisão ponderada por toda a secção de futsal.
O Miguel já fazia parte do plantel sénior desde o inicio de época e é um jogador com algumas características parecidas com as do Fábio.É um jogador tecnicamente muito bom , fisicamente bem formado, sabe ler o jogo e tacticamente muito cumpridor.
Espero que todas as pessoas que estão em volta do Miguel o saibam apoiar.Adiantamos o crescimento do jogador em função das necessidades do plantel sénior, agora não podemos nem devemos passar para ele a responsabilidade de toda a equipa.
Não tenho duvidas que vai ser mais um craque, mas tanto ele como as pessoas que o rodeiam ( família , amigos, jogadores, treinadores, massa associativa, directores) têm de perceber que ele ainda é um miúdo e tem um longo caminho a percorrer.
Quanto a ele não tenho dúvidas que não se vai deixar entrar em euforias porque é um miúdo muito humilde , o que me preocupa é os possíveis abutres que possam aparecer e nessa altura tem de ser a família a não entrar em euforias e deixar o Miguel crescer enquanto jogador e homem.
O facto de o Boavista estar "internamente proibido" (pela situação actual) pesa na mentalidade dos jogadores?
Como deves compreender não é fácil nós andarmos por esses pavilhões fora a sermos insultados e até injuriados.Tentamos abstrair-nos dessas situações mas não é fácil.
Esperas ter mais algum reforço?
Estamos atentos ao que se passa no futsal e se aparecer alguém que nos possa interessar então vamos conversar.Os nossos reforços são aqueles que já cá estão desde o inicio de época e que com o todo o sacrifício nos conquistaram 14 pontos.
Podemos eventualmente fazer a subida de mais 2 ou 3 juniores para os ir preparando para o futuro.
Como explicas que estando a atravessar uma fase menos positiva, a equipa tenha tanto apoio do público?
Conseguimos por mérito próprio ser a 2ª modalidade do clube , a massa associativa e todos nós porque não dizê-lo estamos sedentos de vitórias , golos , competição , emoção e tudo isso encontras no futsal.
Aqui com ou sem dinheiro as exigências são as mesmas , lutar até ao ultimo segundo por um bom resultado, correr mais do que os adversários e no final a camisola do xadrez tem de estar toda suada.
O nosso lema é primeiro o Boavista depois o Boavista e sempre o Boavista , quem não pensar assim deixa de fazer parte do grupo.
O facto de seres uma antiga pantera negra, tem peso nesse apoio?
É com muito orgulho que sou um pantera negra , faz parte da minha vida sem duvida nenhuma. Todos os associados do clube são panteras negras uns mais activos do que outros como é claro.
Não creio que seja assim porque antes de ser eu o treinador já eles estavam presentes a apoiar-nos .
Sentes-te em dívida com esses indefectiveis apoiantes?
Não só eu , como toda a equipa, quando não conseguimos um bom resultado sentimos-nos frustrados por não podermos oferecer aquilo porque tanto eles também lutaram que era a vitória.Agradecemos todo o apoio e carinho que os panteras negras têm dado ao futsal , são de certeza absoluta o nosso sexto jogador.
Em termos de claque têm sido FABULOSOS, EXCELENTES NO APOIO QUE TÊM DADO AO CLUBE.
Acabas de empatar na Farlab, um dos candidatos. a crise está no fim ou os jogadores aplicaram-se melhor?
Devido às varias alterações que o plantel tem sofrido não acho que estivessemos em crise. Temos de todas as semanas andar a construir equipas e isso origina oscilações em termos de jogo, rotinas e de resultados.Quero aqui deixar uma palavra de apreço a todo o plantel porque têm sido dignos, sérios, honestos e dedicados.

O jogo da FARLAB foi muito equilibrado...
Na primeira parte estivemos bem a defender e a sair em rápidos contra-ataques. Conseguimos fazer dois golos e outros tantos ficaram por marcar.Na segunda parte não estivemos bem. Pouca posse de bola , demos transições inadmissíveis para uma equipa que está a ganhar. Entramos naquele jogo que não estamos habituados nem preparados para o fazer.Sofremos dois golos em transições .Penso que o resultado está certo, por aquilo que as duas equipas fizeram nenhuma delas merecia perder.

Para terminar...
Por último quero deixar aqui uma palavra de agradecimento a todos aqueles que me têm apoiado ( elementos da equipa técnica, departamento médico, departamento formação, jogadores , direcção do futsal, massa associativa , viso e claro panteras negras).
SAUDAÇÕES BOAVISTEIRAS.